27/07/2011 16:34
Em sua primeira audiência pública, o presidente da Subcomissão Permanente do Leite da Câmara dos Deputados, Domingos Sávio (PSDB/MG), afirmou que a principal meta é a fixação de um preço justo para os produtores de leite. Segundo o deputado, para atingir esses objetivos a subcomissão vai propor medidas de combate a cartéis na produção de insumos lácteos, além de agir na proteção do mercado interno em relação à importação de produtos subsidiados e na redefinição da carga tributária sobre o leite in natura.
|
A primeira reunião da Subcomissão, criada em junho deste ano, ocorreu durante o Fórum das Américas: Leite e Derivados. O evento foi realizado pela Embrapa Gado de Leite e o pólo de Excelência do Leite de Minas Gerais. Para o chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, que participou da reunião, a Subcomissão terá um importante papel na definição de políticas públicas para o setor.
A reunião marcou o início das discussões de uma agenda legislativa do leite. Além do presidente, estiveram presentes os deputados que compõem a Subcomissão: Alceu Moreira (PMDB/RS) - relator da subcomissão; Paulo Piau (PMDB/MG) e Celso Maldaner (PMDB/SC). Outras autoridades presentes foram o diretor geral da Federação Internacional de Lácteos (FIL), Christian Robert, e o presidente da Embrapa, Pedro Arraes.
Os deputados ouviram sugestões de representantes de diversos segmentos do setor lácteo como entidades de classe, empresários, cooperativas e produtores. Sávio Domingos se comprometeu a encaminhar as proposições levantadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e aos demais ministérios. A expectativa em médio prazo é obter resultados amplos que beneficiem toda a cadeia produtiva de lácteos: desde o produtor, passando pela indústria e comércio, até chegar ao consumidor final.
|
Fonte: Embrapa Gado de Leite Acesse:https://www.cnpgl.embrapa.br