Manejo do solo em Agricultura Ecológica

02/08/2011 16:49

Por: Fabio Fassbinder 

 

 

 

 

 

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNOLÓGICA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

 SÃO VICENTE DO SUL – RS

 UNIDADE DE ENSINO DESCENTRALIZADA DE JÚLIO DE CASTILHOS

 

 

 

 

                                        CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA   

                                                                        INTEGRÂDO AO ENSINO MÉDIO

 

 

 

 

 

TURMA AGRO A

 

 

 

 

 

 

                                 

 

 

MANEJO DO SOLO EM AGRICULTURA ECOLÓGICA

INICIAÇÃO CIENTIFICA

 

 

 

 

 

 

TRABALHO CIÊNTIFICO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JÚLIO DE CASTILHOS, 11 DE DEZEMBRO DE 2008

2

 

 

 

MANEJO DO SOLO

EM

AGRICULTURA ECOLÓGICA

 

      

 

                                                                POR:

FABIO FASSBINDER

 

 

 

Trabalho Cientifico apresentado ao Curso Técnico em Agropecuária da Unidade de Ensino Descentralizado de Júlio de Castilho - UNED/JC do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul - CEFET/SVS, como requisito parcial para aprovação na disciplina de

Iniciação Científica

 

 

 

JULIO DE CASTILHOS DE 2008

 

3

SUMÁRIO

 

1.INTRODUÇÃO................................................................................4

2.DESENVOLVIMENTO...................................................................4

2.1 REFERENCIAL TEÓRICO........................................................4/5/6

2.2 MATERIAIS E MÉTODO.............................................................6

2.3 RESULTADOS E DISCUÇÃO.....................................................7/8

3.CONCLUSÃO...................................................................................9

4.REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS...............................................10

5. ANEXOS........................................................................................11

 

  

4

1.INTRODUÇÃO

 

   Esse trabalho aborda o item agricultura ecológica, nele é possível encontrar informações sobre o manejo e tratamento entre outros itens sobre o solo.

               Este trabalho será realizado para obtermos mais conhecimentos sobre o assunto e Para tentar fazer com que haja bom relacionamento entre a agricultura, o agricultor e a natureza, de forma que seja bom para todos.

              Analisar as práticas e procedimentos agrícolas que não agridam a natureza.

 

2.DESENVOLVIMENTO

       2.1 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1.3 Agricultura ecológica:

No Brasil teve início o processo de modernização da agricultura na década de 60. O avanço da agricultura ecológica orgânica é uma imposição da sociedade moderna que exige, alimentos limpos e a preservação da natureza. A agricultura ecológica busca preservação do agricultor ,com a doação de produção orgânica e do meio ambiente , com a doação de procedimentos tecnológicos que respeitem a sustentação, o aperfeiçoamento e a multiplicação da vida.

Agricultura ecológica é a resposta Sócia Ambiental dos efeitos colaterais da agricultura convencional. Fundamenta-se na utilização de recursos naturais locais e renováveis, não admitindo a utilização de agrotóxicos, adubos químicos de alta solubilidade e organismos do processo produtivo.Quanto mais vida, mais fertilidade, maior garantia de saúde para as plantas.E quanto mais saúde mais produtividade. Assim, um princípio básico em agricultura ecológica é o de que o solo é um organismo vivo. Todo o manejo que se fizer nesse organismo solo tem que ser para aumentar essa vida. Estimular ao máximo a vida do solo. Deixando o solo coberto o maior tempo possível, o agricultor estará aproveitando a energia farta, e de graça, que chega a sua propriedade.

5

Para aumentar a fertilidade do solo precisa-se aumentar a alimentação da microvida do solo e melhorar a estrutura do mesmo. Essa alimentação traz inúmeras vantagens para o solo, como por exemplo:

·   Protege o solo dos impactos da chuva e do efeito da irradiação do sol

·   Aumenta a capacidade de infiltração e retenção de água

·   Melhora as condições físicas e biológicas do solo

·   Aumenta o teor de matéria orgânica e nutrientes

·   Ajuda no equilíbrio dos microorganismos

·   Controla ervas daninhas, pragas e doenças do solo.                                     

 

As principais fontes de estruturação e alimentação da microvida do solo são, segundo Rinklin, de origem vegetal, animal e industrial.

A forma mais fácil e barata de se conseguir essa alimentação é por meio Dan adubação orgânica, ou seja, aplicando compostos, estercos palhas, resíduos, adubos verdes, cascas, cascas de colheita ,etc. Devemos aprender a dialogar com a natureza, observar seus indicadores biológicos e trabalhar junto com ela, a favor de nossas culturas. O importante é manter uma paisagem diversificada e equilibrada, em que cada arvore, cada pássaro, o pomar, a horta, a capineira sejam como órgãos de um corpo: todos dependem uns dos outros, e a saúde de um é a saúde de todo o conjunto,inclusive o homem.

A busca da fertilidade natural do solo:

O solo é o recurso natural mais a mão para ser manejado pelo homem, tanto no sentido de melhorar como degradar. A intensidade da atividade biológica do solo é o fator determinante na sua fertilidade, e ela junto com a vegetação formam um conjunto de processo sem parar recursos naturais básicos disponíveis: Sol, água e nutrientes.

 

 

6

Para ter uma boa análise de solo é preciso ver alguns pontos, como pó exemplo:

·   Que tipo de microorganismos vivem no solo?

·   É possível produzir sem adubos químicos, no solo?

·   Como se faz para ter nitrogênio suficiente para a cultura?

·   E como se lida com o problema da aparente falta de fósforo?

·   Como é a parte do solo na qual as raízes se concentram?

·   É preciso corrigir o solo?

A análise do solo nos diz que em agricultura ecológica, o resultado da analise química de um solo não nos diz, corretamente, a disponibilidade de nutrientes nesse solo, é que o solo tem ciclos de atividade biológica e química bastante intensos e acelerados, ou seja, ele varia no espaço do tempo.

 

 

 

2.2 MATERIAIS E MÉTODO

      A pesquisa é um trabalho de caráter qualitativo que foi desenvolvido no município de Julio de Castilhos no ano de 2008.

      Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados entrevistas e a análise de dados foi realizada através de interpretação e discução.

 

 

 

 

2.3 RESULTADOS E DISCUÇÃO

 

A agricultura ecológica é muito importante para a população consumidora.Pois através da agricultura ecológica a aplicação de agrotóxicos é descontada, resultando assim, com certeza, na melhoria da qualidade dos alimentos onde hoje vimos tantos casos de câncer por contaminações de agrotóxicos.Muito importante também para o aproveitamento dos resíduos(dejetos) dos animais para a fertilização do solo, não sendo assim destinada a poluição de águas e solos.

          Em termos de saúde seria importante que os agricultores fossem produzir alimentos mais saudáveis com menos agrotóxicos e adubos químicos. Para isso seria necessário utilizar produtos naturais, que tivessem origem na própria propriedade rural como restos culturais produzidos como estercos de animais, e não usar para o controle de doenças como cauda bordaleza e báculos vivos entre outros produtos recomendados, pois em vista que o uso de produtos tóxicos vem aumentando gradativamente.

           Muitos não praticariam a agricultura ecológica mas muitos ressaltam que se fosse para cultivar em escala não comercial como a horta eles praticariam e ressaltam que em lavoura em escala comercial não é possível ser implantada .Mas se fosse na agricultura familiar como na horta seria melhor porque as pessoas consumiriam produtos mais saudáveis e com isso iríamos preservar mais o meio ambiente.

Nas propriedades rurais as mulheres dos produtores que vão praticar nas suas hortas, pomares e jardins.Em lavouras comerciais de grande porte seria importante mas se torna inviável pela dificuldade em conter as pragas e doenças.Outro assunto que foi levantado foi o manejo do solo que tem que ser o mais natural possível usando-se da adubação orgânica(esterco e compostos),e adubos verdes.Também foi falado do consorcia mento de culturas , reflorestamento e proteção de mananciais.

              Ao perguntar aos entrevistados se eles praticariam a agricultura ecológica quase todos responderam que sim para que diminui se o risco de intoxicação pois sabem que a maioria dos hortifrutigranjeiros que compramos

8

verduras , legumes e frutas possuem agrotóxicos e sendo assim sabemos que para o produtos naturais seria de grande importância para a saúde humana.E ouve quem falasse que a agricultura ecológica apresentasse baixo custo.

 

É considerado um método muito importante com relação a qualidade final do produto, pois não é usado nenhum tipo de agrotóxico que pode contaminar o produto.

È uma agricultura alternativa que precisa ser explorada, mas que precisa ter mais mercado e divulgação para eliminar preconceitos.

Muitos gostariam mas não colocam em pratica por causa das dificuldades empostas pelo mercado .Ouve pessoas que responderão que praticariam pois onde vivem o terreno apresenta decline bem acentuado ou seja é uma região montanhosa,que delimita a região na agricultura e com isso lá se desenvolve a agricultura familiar e com isso fica mais fácil de praticar a agricultura ecológica aproveitando resíduos da propia lavoura ou de animais ,alem de diminuir ou cessar com o uso de agrotóxicos assim não prejudicando o meio ambiente.

As vantagens que são apontadas são que os produtos tem uma grande qualidade devido a não utilização de agrotóxicos .

Farão apontados algumas vantagem da agricultura ecológica como aproveitamento dos residuos dos animais tendo maior produtividade e não utilização de agrotóxicos e com isso preservar o meio ambiente como um todo.     

              

9

 

3.CONCLUSÃO

           

     Para finalizar concluímos que muitos praticariam a agricultura ecológica mas no momento de por em pratica quase ninguém tem coragem de colocar em pratica , por causa dos preconceitos que a sociedade tem em             relação a agricultura ecológica, e por causa das dificuldades de implantar os manejos da atividade ,e por causa do mercado que não facilita a sua venda.

 

 

 

 

 10

4.REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

 

Livro:

Zamberlam Jurandir. Fronchet,Alceu. Agricultura ecológica: Preservação do pequeno agricultor e do meio ambiente, Petrópolis, RJ: Editora Vozes 2001

Livro:

Primavesi ,Ana M. Agricultura Ecológica:Alguns princípios Básicos.Manejo ecológico do solo . São Paulo: Editora Nobel 1990

 

Livro:

Buckmaman, Harry O: Agricultura Ecológica -Propriedades dos solos.

Rio de Janeiro :Editora Freitas Bastos ,1976

 

Internet:

Página do Google “Agricultura Ecológioca”

 

 

 

 

 

11

5. ANEXOS

  

     1-O que você acha da agricultura ecológica?

 

2-Qual a sua opinião sobre o manejo do solo em agricultura ecológica?

 

3-Você praticaria a agricultura ecológica?

 

4-Porque?

 

5-Quais as vantagens da agricultura ecológica?